Argumentos

Preparei esse texto para auxiliar as pessoas que estão em dúvida sobre participar de um ensaio de nu artístico para orientá-los a que não fotografem. Não há porque fazê-lo! Se há dúvidas o melhor é não fotografar nu artístico. Existem fotos fantásticas sem expor o corpo. Por que pagar para ter dores de cabeça depois? Definitivamente, não pose nu(a)!

Pessoas envolvidas nas suas viagens internas e fantasias sobre posar nu(a) frequentemente não conseguem interpretar como reagirá o ambiente social à sua volta. É preciso entender e reconhecer o meio social em que vivemos.

Quem tem o espírito livre mostra seu olhar, seu corpo e sua atitude para as lentes de um fotógrafo, para um pintor ou aos artistas de forma confiante e animada. A dúvida as impulsiona. O sensual e o nu artístico são expressões naturais de sua identidade. Somente para essas eu recomendo!

Se seu espirito não é livre não marque as opções de pin up, sensual, glamour, nu artístico, simple nude ou silhueta no questionário de perfil pessoal.

A arte liberta! Se acha lindo o nu artístico, se gostaria de viver essa experiência, se conhece meu trabalho, se gostaria de uma produção sutil, delicada e com muitos detalhes da luz. Se quer uma imagem para guardar de si próprio(a) que eternize esse momento, sua juventude, para “congelar" os efeitos do tempo a que todos estamos sujeitos, se quer um livro seu, impresso em capa dura na sua casa como objeto de decoração e arte, então um ensaio sensual ou de nu pode fazer sentido para você.

Quando se precisa de um modelo para estudos a forma correta é contratá-lo, quer seja na pintura, na fotografia ou em outro tipo de arte. O contrato declara as vontades das partes e os valores. O pagamento pode ser em espécie, em material fotográfico, com álbuns, impressões ou até em permuta pelas imagens. A relação comercial define as limitações e usos autorizados das imagens.

Visão1: Quando você paga por um ensaio você define o uso.

Visão 2: Se você está sendo pago(a) para atuar como um modelo vivo saiba as condições de divulgação artística e/ou comercialização de imagens. Enquanto fotógrafo se contrato um(a) modelo para ministrar uma aula de nu artístico os alunos terão direito a mostrar as imagens dentro das regras e visões previstas no contrato. Isso está claro?

Um ensaio de nu demanda: figurino, acessórios, maquiagem (a maquiadora precisa saber o tom de pele antecipadamente, precisamos conhecer as estrias, celulites, cicatrizes, defeitos para fazermos os pontos negativos desaparecerem e para realçarmos apenas os aspectos positivos). Por que gastar todo esse tempo se você não está preparado(a)?

O meu objeto de estudo fotográfico é a análise das proporções humanas na fotografia feminina e, por isso, o nu artístico é retratado com extrema frequência. Considero inclusive o caminho natural dos ensaios que realizo. Estudamos diferentes técnicas para encontrar a melhor posição de enquadramento e luzes.

Em meus estudos eu fotografo pessoas normais, muitas vezes fora do padrão de beleza da moda. Ao mesmo tempo faço da fotografia uma experiência positiva de resgate da autoestima. Fotografo gente que está se recuperando de processos traumáticos como acidentes e cirurgias para substituição ou inclusão de próteses, recuperação e cirurgias bariátricas e vários outros processos semelhantes. Procuro registrar a nudez poética, sem erotização ou vulgaridade, porque é isso que aprecio como arte. Minhas condições para realização de sessã fotográfica são:

I. Somente maiores de 18 anos serão fotografados em temática sensual, nu artístico ou simple nude.

II. Para modelos entre 18 e 21 anos recomendo que obtenham o “de acordo” da família antes de manifestarem a intenção de posar em ensaios de nu artístico;

III. Caso não pretenda expor o corpo, por qualquer razão ou motivo, por favor, não marque a fotografia de pin up, sensual, glamour, nu artístico, simple nude ou silhueta no formulário de perfil pessoal. Caso deseje e aprecie este tipo de produção artística converse previamente com seu parceiro(a), com seus pais e familiares antes de selecionar esses itens. Convide-os a que estejam presentes no dia das fotos.

IV. Para mantermos o ambiente harmônico e profissional não serão realizadas sessões de pin up, sensual, glamour, nu artístico, simple nude ou silhueta sem a presença de outra pessoa no estúdio. Deverão estar no estúdio alguém da equipe de produção como: maquiadora profissional contratada, assistente de fotografia, assistente de iluminação ou um convidado(a) do(a) modelo. (Exceções para pessoas que por alguma limitação física se sintam desconfortáveis com a presença de outras pessoa, ou para pessoas conhecidas. Ex: pessoas em tratamento recuperação de câncer, cirurgia bariátrica, que tenham sofrido problema físico, etc)

V. Sessões previstas fora do estúdio somente serão realizadas em locações contratadas para esse fim, de acordo com a legislação vigente e em condições de privacidade e respeito ao público externo, itens necessários para essa atividade.

Espero que isso ajude a tomar a melhor decisão sobre o assunto.

Obs: para retornar utilize o botão do seu navegador.